Estudo de implementação movimenta ações extramuros de testagem e divulgação

23/03/2025

Estudo de implementação movimenta ações extramuros de testagem e divulgação

23/03/2025

Entre janeiro e fevereiro de 2025, o projeto CUIDA Chagas apoiou 27 ações extramuros de testagem e educação em saúde nos municípios de atuação: Janaúba (MG), Igarapé-Miri (PA), Paraúna (GO) e Rosário do Sul. Essas iniciativas permitiram aconselhar e testar, de forma rápida e gratuita, centenas de mulheres de 10 a 49 anos, fortalecendo o acesso ao diagnóstico da doença de Chagas.  

Em Janaúba (MG), por exemplo, ações na Escola Municipal Jacaré Grande, no Hospital Regional e no Hospital Fundajan resultaram na testagem de cerca de 200 participantes. Em Igarapé-Miri (PA), as articulações com a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola Municipal Maria Quaresma e outros espaços comunitários permitiram atingir um público significativo em atividades que combinaram testagem e momentos de educação em saúde sobre a doença de Chagas.

Também se destacaram as ações itinerantes e institucionais, que assumiram o desafio de levar à testagem para públicos e locais com um acesso menos frequente. Em Paraúna (GO), foram realizados cerca de 100 testes em 11 órgãos públicos, além de uma ação numa granja da área rural. Já em Rosário do Sul (RS) a pesquisa apoio à testagem durante o evento “Rainha da Praia” e na visita ao Quilombo Rincão dos Negros.

As ações extramuros estão se mostrando essenciais para aumentar a prevenção, controle e cuidado de pessoas, famílias e comunidades atendidas pela Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a equidade, especialmente em áreas remotas e vulnerabilizadas.

O estudo de implementação do CUIDA Chagas desenvolve-se junto aos gestores locais, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e lideranças comunitárias com o objetivo de criar modelos eficazes e sustentáveis para melhorar o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidado para doença de Chagas. No Brasil a pesquisa vem sendo desenvolvida em cinco municípios, um em cada macrorregião do país.