Campanha Dia Mundial da Doença Chagas 2022

01/05/2022

Campanha Dia Mundial da Doença Chagas 2022

01/05/2022

No âmbito da comemoração do 14 de abril, Dia Mundial de Chagas, o projeto CUIDA Chagas organizou ao longo deste mês uma campanha comunicacional colaborativa cujo foco foi destacar a necessidade de fortalecimento dos sistemas de notificação e vigilância para a doença de Chagas. A campanha foi composta por um conjunto de ações que incluíram: série de vídeos, grupo de postagens nas redes sociais e formação de uma mesa técnica durante o evento Chagas Hoje: onde estamos e quantos somos?, organizado pelo Ministério de Saúde do Brasil em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e a Fiocruz.

A demanda por atenção aos sistemas de informação seguiu o tema proposto para o Dia Mundial de Chagas 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto à Federação das Associações de Pessoas Afetadas pela doença de Chagas (FINDECHAGAS). Na ação de redes sociais, o projeto ressaltou o problema da subnotificação, destacando quão grave é a estimativa que cerca de 90% das pessoas infectadas pelo Tripanozoma Cruzi não sabem que têm a infecção e mais de 95% não têm acesso a tratamento adequado. 

Durante a mesa técnica, os convidados apresentaram uma avaliação da situação atual da notificação e vigilância dos quatro países que fazem parte do Consórcio CUIDA Chagas: Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai. Dentre as principais demandas comuns, foi enfatizada a necessidade de sistemas de informação mais integrados, a efetivação da notificação compulsória de pacientes crônicos e a importância do investimento em capacitação das equipes de saúde nos diversos níveis.

Português

Espanhol

O slogan “Onde estamos e quantos somos”, utilizado ao longo da campanha, foi sugerido por FINDECHAGAS com a intenção de visibilizar uma das principais demandas dos afetados: o fim da subnotificação. “É a primeira vez que uma organização de pacientes oferece o slogan a uma campanha de Chagas e isso para nós tem muito valor”, comentou Elvira Hidalgo, presidente da Federação.

Além de FINDECHAGAS e das instituições que compõem o Consórcio CUIDA Chagas, a campanha contou com a parceria de Médicos Sem Fronteiras Brasil, DNDi Latam e Unitaid, organizações que ajudaram na co-criação do conteúdo e ativaram os seus canais para levantar a voz em apoio aos afetados pela doença de Chagas. Isto reflete um dos objetivos prioritários do projeto CUIDA Chagas, o qual consiste na mobilização e articulação da sociedade civil, formando redes de colaboração para chamar a atenção, sensibilizar o coletivo e influenciar políticas públicas eficientes para os afetados pela doença de Chagas. 

Pernambuco, Brasil

Boyacá, Colômbia

Asunción, Paraguai