Paraúna (GO) recebe o projeto CUIDA Chagas

15/08/2022

Paraúna (GO) recebe o projeto CUIDA Chagas

15/08/2022

Na primeira semana de agosto de 2022, a cidade de Paraúna, no oeste goiano, recebeu a equipe central do projeto CUIDA Chagas. O objetivo da vista técnica era apresentar o projeto para o município e para o estado. A principal proposta do projeto é contribuir para a eliminação da transmissão vertical de Doença de Chagas (DC), melhorando os processos de testar, tratar e cuidar na Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios participantes.  

Durante a semana aconteceram encontros de trabalho e articulação e diversas visitas: às Unidades Básicas de Saúde, à Regional de Saúde Oeste II, ao Hospital Municipal e ao Laboratório Municipal de Paraúna. Os encontros contaram com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da Regional de Saúde Oeste II, do GT Chagas e mais de 20 profissionais de saúde das mais variadas áreas.  

A representantes de CUIDA Chagas, durante uns dos encotros de trabalho com gestores e trabalhadores da saúde de Paraúna.

Dois pontos da visita técnica merecem destaque, um foi a Oficina de Steakholders que concentrou um número muito grande de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), a presença do vereador Luiz Henrique, das coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde, da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica e ainda com o gerente da Rádio Veredas FM, Leandro Gomes.

Outro destaque foi a visita ao Laboratório Municipal, coordenado pela biomédica Zeli Martins. O laboratório conta com uma estrutura física e equipe de profissionais, além da agilidade na entrega de resultados. A visita ao laboratório foi uma peça fundamental para propor mudanças locais concretas para melhorar os fluxos de diagnóstico da Doença de Chagas.

No dia 04 de agosto, quinta-feira, aconteceu a reunião de encerramento com a gestão municipal de saúde, a Coordenadora de zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde e representantes da Regional de Saúde Oeste II. Nesta reunião, vários acordos importantes para o andamento do projeto foram feitos, especificamente relacionados a procedimentos diagnósticos e vigilância.  

A equipe central do projeto CUIDA Chagas foi representada pela gerente de pesquisa de implementação no Brasil, Eliana Souza Amorim, pela Diretora Geral do projeto, Debbie Vermeij e pela Gerente de Avaliação e Monitoramento, Camila Garroux. O trabalho da equipe local, formada por Elaisse Dornélio, coordenadora de campo e Jordana Barbosa, assistente de campo, foi fundamental para o desenvolvimento das atividades.  

Redação: Jordana Barbosa, Elaisse Dornélio  e Valentina Carranza