Encontro do CUIDA Chagas reúne principais parceiros e investigadores no Rio de Janeiro

07/12/2022

Encontro do CUIDA Chagas reúne principais parceiros e investigadores no Rio de Janeiro

07/12/2022

Com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas ao longo de2022 e construir o planejamento para 2023, o Consórcio CUIDA Chagas realizou um encontro no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 25 de novembro. Além da participação dos principais investigadores de cada uma das pesquisas que conformam o projeto, o Encontro Anual contou com a participação de autoridades da Fiocruz, representantes da OMS, OPAS, FINDECHAGAS e de cada um dos Ministérios de Saúde dos quatro países onde o projeto acontece: Bolívia, Brasil, Colômbia e Paraguai.

 

A abertura do evento teve uma mesa composta por Andréa Silvestre, pesquisadora principal do CUIDA Chagas; Valdiléa Veloso, diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI-Fiocruz); e Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz.

Dra. Silvestre agradeceu a presença e o trabalho desenvolvido por todos os presentes ressaltando

a honra de poder apresentar tudo o que foi feito em cada um dos países e instituições para fazer do CUIDA Chagas um modelo para a eliminação da transmissão vertical da doença de Chagas.”

Andréa Silvestre, CUIDA Chagas

Por sua vez, Dra. Veloso destacou o desafio que significa gerir um projeto para uma doença negligenciada e em diversos países ao mesmo tempo. A diretora do INI também descreveu o encontro como

“uma oportunidade para fazer balanços, planos e avançar.”

Valdileia Veloso, CUIDA Chagas

Finalizando a mesa de abertura, Dr. Krieger reforçou o quão emblemático é o projeto CUIDA Chagas para a região e para a Fiocruz, instituição responsável pelo desenvolvimento de ferramentas importantes para a doença de Chagas, assim como pela condução dos ensaios clínicos. Para o vice-presidente, isso significa

a continuidade de um ciclo histórico de contribuições importantes da nossa instituição à ciência e às populações acometidas por Chagas. 

Marco Krieger, CUIDA Chagas

 

Durante o primeiro dia, cada um dos Ministérios de Saúde apresentou os avanços dos programas para a doença de Chagas em cada país. Já no início do segundo dia, os Ministérios, junto com a OMS, OPAS e FINDECHAGAS, estabeleceram as bases e objetivos do Conselho Consultivo Externo do CUIDA Chagas, que irá acompanhar e orientar as ações do projeto, assim como apoiar na articulação necessária para que as intervenções promovidas por CUIDA Chagas sejam sustentáveis e posteriormente replicadas em outros países da região. Nesta reunião também ficou estabelecida uma presidência rotativa, ocupada pelo Ministério da Saúde do Brasil no primeiro ano do Conselho.

 

Na continuação da semana, o Encontro incluiu apresentações de cada uma das instituições executoras do projeto CUIDA Chagas: INS (Colômbia), INLASA (Bolívia), SENEPA (Paraguai), Fiocruz (Brasil), e FIND. Houve também apresentações de três áreas da equipe central do projeto: Comunicação e Engajamento Comunitário; Monitoramento e Avaliação; e Gestão de Dados. Os dois últimos dias foram dedicados a Grupos de Trabalho específicos de cada um dos três protocolos de pesquisa que compõem o projeto: Implementação, Validação de Testes Rápidos e Ensaio Clínico. O intercâmbio de experiências e a troca direta com colegas com desafios comuns e soluções diversas foi destacado pelos participantes como um dos pontos altos do evento. A dra. Silvestre finalizou enfatizando que não tem dúvidas de que

“saímos fortalecidos como equipe para continuar trabalhando junto às pessoas acometidas pela doença de Chagas. Seguimos cada vez mais unidos.”

Andréa Silvestre, CUIDA Chagas

Redação: Javier Abi-Saab