CUIDA Chagas capacita para uso de kit diagnóstico NAT-Chagas no Paraguai
04/05/2023
CUIDA Chagas capacita para uso de kit diagnóstico NAT-Chagas no Paraguai
04/05/2023
No marco do projeto CUIDA Chagas, coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI, Fiocruz), foi realizada no Laboratório Central de Saúde Pública do Paraguai (LCSP) uma capacitação em diagnóstico molecular para a doença de Chagas, utilizando o kit NAT-Chagas. A capacitação faz parte das ações visando a implementação completa do projeto CUIDA Chagas no país.
A oficina foi destinada a bioquímicos do Departamento de Parasitologia do LCSP e da área de biologia molecular dos hospitais regionais de Caacupé e Concepción, com palestras e tutorias do Dr. Otalício C. Moreira, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC, Fiocruz).
As sessões tiveram como objetivo apresentar um histórico do diagnóstico da doença de Chagas e discutir os avanços recentes na detecção molecular do Trypanosoma cruzi e na quantificação da carga parasitária, incluindo as principais aplicações e limitações do método.
Durante o workshop foi apresentado o Kit Biomol Chagas (NAT-Chagas), produzido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), que foi utilizado para diagnóstico molecular a partir de um painel de amostras de referência.
Foram realizadas atividades práticas e discutidos os protocolos para o uso adequado dos kits e a análise dos resultados da PCR em tempo real. Por fim, foram visitadas as instalações laboratoriais do Hospital Regional de Caacupé.
“As pessoas envolvidas já tinham experiência anterior em diagnóstico molecular e estão motivadas para esta nova tarefa”, disse o Dr. Moreira, destacando que, tanto em Assunção quanto em Caacupé, encontrou estabelecimentos adequadamente equipados para o diagnóstico molecular, os quais podem ser utilizados para a doença de Chagas.
Imagens das capacitações realizadas em Assunção e Caacupé
Redação: Soledad Silva