CUIDA Chagas realiza visita técnica em Janaúba, MG

09/08/2022

CUIDA Chagas realiza visita técnica em Janaúba, MG

09/08/2022

Dentre os cinco estados em que CUIDA Chagas está sendo desenvolvido no Brasil, inclui-se Minas Gerais tendo o município de Janaúba como seu cenário para a pesquisa de implementação. Nesse marco, entre os dias 20 e 23 de junho a equipe central do projeto realizou uma visita técnica onde diversas atividades foram realizadas.  

As reuniões deram início junto a representantes da gestão da Secretaria Estadual de Saúde – SES/MG, Superintendência Regional de Saúde – SRS/Montes Claros e Secretaria Municipal de Saúde/Janaúba. No encontro foi apresentado o projeto, e discutiram-se potencialidades locais e estaduais, assim como possíveis barreiras. 

Entre os dias 22 e 23 foram desenvolvidas visita às Unidades Básicas de Saúde, ao Centro Estadual de Atenção Especializado (CEAE) e à Maternidade. O objetivo era conhecer a estrutura e desenvolvimento dos serviços que acolherão a população prevista pelo projeto: mulheres em idade fértil, seus bebês e contatos domiciliares. 

Durante a jornada aconteceu ainda uma oficina de stakeholders na qual participaram representantes da gestão municipal, da área de educação, lideranças e associações comunitárias, profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) e da maternidade, conselho municipal de saúde e funcionários das universidades locais. Neste momento, foram identificados diversos atores que influenciarão positivamente o projeto. Diversas questões foram levantadas e esclarecidas pela equipe central.  

 

Por fim, na reunião de planejamento com a equipe central, a gestão municipal e equipe local (formada por Lucélia Santos e Ingredy Carolline) foram alinhadas as próximas ações.

Durante a visita, o jornalista José Ambrósio Prates do município de Janaúba, entrevistou Eliana Amorim, gerente da pesquisa de implementação no Brasil.

Compartilhamos a entrevista:

 

Redação: Lucélia Santos, Ingredy Carolline e Valentina Carranza