Rosário do Sul recebe equipe central do CUIDA

15/05/2022

Rosário do Sul recebe equipe central do CUIDA

15/05/2022

Rosário do Sul recebeu entre os dias 9 à 13 de maio de 2022 a visita da equipe do Projeto CUIDA Chagas. Durante a visita, realizaram-se reuniões, oficinas e encontros com atores sociais do município, secretaria de saúde assim como com gestores estaduais e regionais de saúde. Foi destaque a oficina para a construção coletiva da rede de atores locais associados ao projeto, encontro que contou com a participação de diversos agentes do município. Os participantes consideraram a dinâmica muito relevante para o estreitamento dos laços entre os serviços de saúde, a gestão local, a comunidade e o projeto CUIDA Chagas.

Durante a visita, realizaram-se reuniões, oficinas e encontros com atores sociais do município, secretaria de saúde assim como com gestores estaduais e regionais de saúde. Foi destaque a oficina para a construção coletiva da rede de atores locais associados ao projeto, encontro que contou com a participação de diversos agentes do município. Os participantes consideraram a dinâmica muito relevante para o estreitamento dos laços entre os serviços de saúde, a gestão local, a comunidade e o projeto CUIDA Chagas.

A comitiva foi representada pelos coordenadores do projeto a nível nacional Debbie Vermeij (Diretora do projeto CUIDA Chagas), Camila Garroux (Gerente de Avaliação e Monitoramento) e Eliana Souza Amorim (Gerente de Pesquisa de Implementação no Brasil). A equipe local do projeto neste município, conformada por Arilon Félix Santiago (coordenador) e Vagner Vargas (assistente) foi fundamental na articulação da visita.

Já contando com a aprovação ética correspondente no nível nacional e estadual, nos próximos meses, Rosário do Sul avancará com as atividades relacionadas à etapa formativa e diagnóstica da pesquisa de implementação de CUIDA Chagas.

A equipe do projeto agradece a acolhida do Estado, da regional e do município de Rosário do Sul, entendendo que todas as ações foram positivas e novos fluxos e pactuações serão organizadas a fim de dar seguimento as próximas fases.

Redação: Arilon Félix Santiago, Vagner Vargas e Valentina Carranza