CUIDA Chagas em Riachão das Neves, BA

01/06/2022

CUIDA Chagas em Riachão das Neves, BA

01/06/2022

No mês de maio de 2022, a equipe central CUIDA Chagas visitou a região e o Município Riachão das Neves (BA) uma das localidades cenários de implementação do projeto.

Entre as atividades, no dia 23 de maio, realizou-se uma reunião para apresentar o projeto CUIDA Chagas ao Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Barreiras e ao município. Além de representantes do NRS-Barreiras, estiveram presentes a Secretária de Saúde do município Franciane Moura e a Coordenadora Municipal da Vigilância Epidemiológica Giuvana Nobre.

Já no dia seguinte, o projeto foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores. No evento estiveram presentes gestores locais e outros atores relevantes: representantes religiosos, assistentes farmacêuticos, funcionários do laboratório municipal, coordenadores e profissionais de Atenção Primária à Saúde (APS), coordenadores da vigilância epidemiológica, membros do Conselho Municipal de Saúde e agentes comunitários de saúde e endemias.

Foram também realizadas visitas para conhecer as barreiras e facilidades dos equipamentos de saúde do município como: o Hospital Municipal, as Unidades de Saúde da zona urbana e zona rural e o laboratório municipal. Essas visitas permitiram conhecer a realidade dos equipamentos e serviços que atendem à população acometida pela doença de Chagas no local.

Por outro lado, organizou-se uma oficina de stakeholders. Dela participaram diversos atores políticos, civis, gestores e profissionais da saúde e outras áreas governamentais como a educação. Nesse encontro, foi possível identificar as partes interessadas no projeto e suas respectivas expectativas.

O resultado da visita foi muito positivo. A boa receptividade e engajamento das pessoas, profissionais e gestores foi um aspecto valorizado pela equipe CUIDA Chagas, a qual finalizou a semana alinhando futuras ações junto a gestão municipal e nossa equipe local formada por Uanderson Magalhães e Andréia Castilhano.

Redação: Andréia Castilhano, Uanderson Magalhães e Valentina Carranza