CUIDA Chagas no Município de Igarapé-Miri (PA)

01/09/2022

CUIDA Chagas no Município de Igarapé-Miri (PA)

01/09/2022

No mês de julho de 2022 integrantes da equipe central e local do projeto CUIDA Chagas esteve presente no Município de Igarapé-Miri (PA) com o objetivo de conhecer o contexto local e facilitar a articulação entre os gestores das três esferas de gestão na saúde pública. Igarapé-Miri fica localizado no estado do Pará, na região do Nordeste Paraense e é um dos cinco municípios do Brasil que fazem parte da pesquisa de Implementação de CUIDA Chagas.
A primeira reunião ocorreu no dia 18 de julho de 2022 juntamente com a coordenação de Doenças de Chagas do Pará, na sede da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) em Belém/PA. Na ocasião, estiveram presentes: Secretária Municipal de Saúde, representantes do GT Chagas estadual, GT Chagas do Ministério da Saúde e membros da Equipe CUIDA Chagas.

No encontro de trabalho com gestores locais e estaduais

No dia seguinte, a Equipe Central, representada pela Diretora Geral do Projeto, Debbie Vermeij, e a Gerente de Implementação no Brasil, Eliana Amorim, deslocaram-se até a sede do 6º Centro Regional de Saúde (Barcarena-PA), visando apresentar o projeto CUIDA Chagas aos servidores da Regional, como também compreender a percepção da equipe sobre as principais barreiras para diagnosticar, tratar e cuidar nos municípios dessa regional de saúde. Pelo período da tarde, aconteceu a apresentação do Projeto aos membros do Conselho Municipal de Saúde, Profissionais de Saúde e Gestores da Secretaria de Saúde de Igarapé-Miri.

Posteriormente ocorreu a Oficina de Stakeholders, identificando atores do município que possam ser facilitadores do Projeto. Participaram membros da sociedade civil, profissionais de saúde, de educação e a coordenação de vigilância epidemiológica.

Outra atividade foi visitar locais chaves para o desenvolvimento do projeto nesse território. A equipe CUIDA Chagas conheceu a Unidade Básica de Saúde da cidade, o Hospital e Maternidade Sant’ANA e unidades de saúde da zona rural de Igarapé-Miri. Nessas visitas foi possível identificar os equipamentos disponíveis assim como conversar com os profissionais da “ponta” para compreender os desafios ainda presentes.

“Caminho de Canoa Pequena”, tradução de “Igarapé-Miri” palavra cujo origem é Tupí-Guaraní.

Chegando ao Posto de Saúde do rio Panacauera

Finalizando a visita no município, tivemos mais uma reunião com a Coordenação da Doença de Chagas do Pará, Coordenação de Atenção Primária à Saúde (APS) e membros do Projeto CUIDA Chagas no Pará, na sede da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA). Onde foram alinhadas metas, demandas e construções dessa parceria visando o desenvolvimento do projeto no Estado do Pará.

A nossa equipe local, formada pela coordenadora Wesllana de Oliveira e o assistente Mauro Júnior Pantoja, foi fundamental para o desenvolvimento das atividades planejadas.

Redação: Wesllana de Oliveira, Mauro Júnior Pantoja e Valentina Carranza