CUIDA Chagas participa de evento internacional sobre doença de Chagas nas Américas

23/03/2023

CUIDA Chagas participa de evento internacional sobre doença de Chagas nas Américas

23/03/2023

Entre os dias 13 e 17 de março, Andréa Silvestre, servidora do INI/Fiocruz e pesquisadora principal do projeto CUIDA Chagas, junto a Debbie Vermeij, diretora do projeto, e Prof. Alejandro Luquetti (UFG) colaborador especialista, participaram da reunião “Doença de Chagas nas Américas: Análise da situação atual e revisão estratégica da agenda regional“. O evento foi organizado pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) em Medellin, Colômbia, convocando cientistas, gestores e representantes da sociedade civil para discutir aspectos fundamentais no controle e prevenção da doença de Chagas em nosso continente.

A apresentação do CUIDA Chagas ficou a cargo de Andréa Silvestre, Investigadora Principal do projeto, que ressaltou a importância de todas as iniciativas promovidas pelo Ministério da Saúde, e destacou a necessidade de se abordar a transmissão vertical da doença de Chagas neste projeto, que conta ainda com o financiamento internacional de UNITAID. Enfatizou que:

Para além de representantes de organizações internacionais e dos demais países da região, outras pessoas próximas ao projeto CUIDA Chagas estiveram presentes, como Dessie Tarlton pela Unitaid, instituição financiadora o projeto, Gustavo Chamorro pelo Servicio Nacional de Erradicación del Paludismo (SENEPA), Paraguai, membro do consórcio, Elvira Idalia Hernández, presidente de FINDECHAGAS, Federação internacional das associações de pessoas acometidas pela doença de Chagas e toda a equipe técnica do GT Chagas do Ministério de Saúde do Brasil, cofinanciador do Projeto CUIDA Chagas. Debbie Vermeij comentou sobre a importância do evento para a articulação regional sobre doença de Chagas destacando que:

“Foi fundamental para construir um entendimento compartilhado sobre diferentes aspectos relacionados à doença de Chagas, especialmente para continuar trabalhando nas metas estabelecidas no Roadmap 2030 da OMS e nas guias de ETMI-Plus da OPAS.”

Debbie Vermeij, CUIDA Chagas

Entre as atividades, destaca-se a sessão 3, realizada no dia 15 de março, sobre cooperação internacional. Essa mesa contou com a participação de Andréa Silvestre que comentou os avanços do projeto CUIDA Chagas nos países de atuação (Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai). Já na sessão 2, do dia 14 de março, o Prof. Alejandro Luquetti contribuiu com uma palestra sobre os desafios da referência e contrarreferência de doadores de sangue na rede de saúde, discutindo a necessidade de aprimoramento dos serviços para atenção às pessoas descartadas no momento da doação, considerando as elevadas taxas de perda de seguimento e a necessidade de confirmação do diagnóstico e posterior tratamento.

Conforme a pesquisadora do INI, Andréa Silvestre mencionou, a reunião foi relevante já que:

“permitiu estreitar os mecanismos de comunicação entre países e instituições, tendo ainda a participação ativa de representantes da sociedade civil. Esta escuta atenta é fundamental para o sucesso das cooperações, visando sustentabilidade de ações, e real benefício para as pessoas afetadas pela doença de Chagas.”

Andréa Silvestre, CUIDA Chagas

Redação: Valentina Carranza
Publicado no INI/Fiocruz por Alexandre Magno: https://www.ini.fiocruz.br/cuida-chagas-participa-de-evento-internacional-sobre-doen%C3%A7a-de-chagas-nas-am%C3%A9ricas