Saúde, educação e esporte no mês de Abril, dedicado às pessoas acometidas pela doença de Chagas

04/05/2024

Saúde, educação e esporte no mês de Abril, dedicado às pessoas acometidas pela doença de Chagas

04/05/2024

Desde 2020, o calendário internacional da saúde instituiu o dia 14 de abril como o Dia Mundial da doença de Chagas. Neste ano, a campanha internacional concentrou-se na pauta por “diagnóstico precoce, tratamento eficaz e cuidado durante a vida toda para as pessoas afetadas”. Com o intuito de ampliar a campanha internacional para o âmbito local, o projeto CUIDA Chagas promoveu mais de 50 ações educativas e de mobilização nos municípios de Rosário do Sul (RS), Janaúba (MG), Riachão da Neves (BA), Paraúna (GO) e Igarapé-Miri (PA), localidades onde o estudo de implementação vinculado ao projeto está em curso. Essas ações foram lideradas pelas secretarias municipais de saúde e executadas em colaboração com outros parceiros locais.

No total, 22 escolas e 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) somaram-se à campanha, envolvendo mais de 12 mil estudantes do ensino fundamental e médio e mais de 150 profissionais de saúde, incluindo médicos(as), enfermeiros(as), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE) e outras categorias que atuam na Vigilância Epidemiológica e na Atenção Primária em Saúde (APS). Tal como comentou a pesquisadora principal de CUIDA Chagas no Brasil, Fernanda Sardinha (INI, Fiocruz):

“Durante as ações foi muito importante interagir com públicos diversos e envolver profissionais de saúde para unir forças frente a esta doença tão negligenciada. Falar que a doença de Chagas existe e necessita de nossa atenção é um dever de todos os trabalhadores e cidadãos. Estamos empenhados em estimular a melhora dos serviços de saúde e a criação de fluxos de cuidado para as populações afetadas. O compromisso das gestões municipais foi, sem dúvida, um fator fundamental para o sucesso da campanha para o Dia Mundial de Chagas 2024 que nosso projeto impulsionou.”

Fernanda Sardinha, CUIDA Chagas

A pesquisadora explicou que o projeto CUIDA Chagas visa contribuir para a eliminação da transmissão vertical através de uma abordagem que associa uma pesquisa de implementação e três pesquisas de inovação, envolvendo mais de 32 municípios de quatro países da América Latina: Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai.

Durante as ações educativas foram distribuídos mais de 2300 exemplares da Revista em quadrinhos da Turma da Mônica sobre a doença de Chagas. Esse material, produzido pelo Instituto Maurício de Sousa e Médicos Sem Fronteiras Brasil, contribuiu de forma lúdica para a abordagem do tema com públicos infantis e juvenis. O destaque deste ano foram as ações de mobilização no espaço público que envolveram atividades esportivas como o beach tênis, pedalada, corrida, vôlei e atividades físicas ao ar livre. No conjunto dos cinco municípios do Brasil envolvidos no projeto CUIDA Chagas, estas atividades tiveram a participação de mais de 400 pessoas. De acordo com o gerente de Comunicação e Engajamento Comunitário de CUIDA Chagas, Javier Abi-Saab: 

“Relacionar doença de Chagas com esporte foi uma ideia muito inovadora e efetiva para levar o tema da doença de Chagas até públicos mais amplos, além de promover atividades atraentes e positivas que trouxeram outra vinculação com um assunto que geralmente evoca tristeza, medo e preconceito. No projeto estamos muito satisfeitos com o empenho das prefeituras e das equipes locais no desenvolvimento dessas ações. Esperamos que seja um aprendizado para repetirmos nos próximos anos.” 

Javier Abi-Saab, CUIDA Chagas

Nos outros países de atuação de CUIDA Chagas também houve atividades relevantes no marco do Dia Mundial de Chagas 2024. Na Bolívia foi realizada uma caminhada junto à Feira de Saúde do município de Sucre, Chuquisaca. Na Colômbia, na localidade de Boavita, Boyacá, se promoveram atividades esportivas com adolescentes e jornadas de sensibilização nos estabelecimentos de atenção básica. Por fim, no Paraguai ocorreram diversas ações de sensibilização e testagem nas unidades de APS nos municípios de atuação do projeto. 

Acesse aqui para baixar a Revista em quadrinhos da Turma da Mônica sobre doença de Chagas: https://cuidachagas.org/turmamonicachagas_2022/

Assista ao teaser da web-série lançada por CUIDA Chagas no Dia Mundial da doença de Chagas 2024:

Redação: Valentina Carranza