Bem-vindos à edição inaugural da newsletter do projeto CUIDA Chagas! Estamos entusiasmados em compartilhar com vocês as últimas atualizações e avanços do nosso projeto no Brasil.
Sobre o CUIDA Chagas
CUIDA Chagas é uma iniciativa internacional implementada por um consórcio de parceiros dedicada a melhorar o diagnóstico, tratamento e cuidado para a doença de Chagas na América Latina. Com atuação na Bolívia, Brasil, Colômbia e Paraguai, nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis para o enfrentamento desta doença negligenciada.
Estudo de implementação movimenta ações extramuros de testagem e divulgação
O estudo de implementação ‘Rumo à eliminação da transmissão congênita da doença de Chagas na Bolivia, Brasil, Colombia e Paraguai’ é uma iniciativa inédita com o objetivo de criar modelos eficazes e sustentáveis para melhorar o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidado para doença de Chagas. No Brasil a pesquisa vem sendo desenvolvida em cinco municípios, um em cada macrorregião do país.
Entre janeiro e fevereiro de 2025, o projeto CUIDA Chagas apoiou 27 ações extramuros de testagem e educação em saúde nos municípios de atuação: Janaúba (MG), Igarapé-Miri (PA), Paraúna (GO) e Rosário do Sul. Essas iniciativas permitiram aconselhar e testar, de forma rápida e gratuita, centenas de mulheres de 10 a 49 anos, fortalecendo o acesso ao diagnóstico da doença de Chagas.
As ações extramuros estão se mostrando essenciais para aumentar a prevenção, controle e cuidado de pessoas, famílias e comunidades atendidas pela Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a equidade, especialmente em áreas remotas e vulnerabilizadas.
Conheça a história de Maria Melo, uma mulher de coragem e dedicação, natural de Riachão das Neves (BA). Ela descobriu que tinha a doença de Chagas durante uma testagem para doação de sangue, mas isso não a impediu de seguir em frente. Como Agente Comunitário de Saúde (ACS), Maria se tornou uma verdadeira profissional do cuidado, atendendo mais de 300 famílias na região através do projeto CUIDA Chagas.
O “Guia Prático para Tratamento Etiológico da Doença de Chagas” é um recurso para médicos e profissionais de saúde. Este material oferece orientações detalhadas sobre os benefícios do tratamento, indicações, cuidados durante e após o tratamento, além do manejo de eventos adversos. O objetivo é aprimorar a prática clínica e a qualidade do atendimento aos pacientes com doença de Chagas.
Novo Centro de Pesquisa Clínica
é inaugurado no INI-Fiocruz
No dia 10 de março, o projeto CUIDA Chagas deu início às atividades de seu novo centro de pesquisa clínica no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI-Fiocruz). Essa iniciativa faz parte da Fase 2 do Estudo de Validação, que tem como objetivo definir e validar um algoritmo diagnóstico que usa testes rápidos para a doença de Chagas crônica no Brasil, Bolívia e Colômbia.
Avanços no Ensaio Clínico BENBRASIL
O Ensaio Clínico BENBRASIL, estudo do CUIDA Chagas que avalia a eficácia do benznidazol em diferentes territórios brasileiros e compara benznidazol com nifurtimox em Manaus (AM), Recife (PE), Goiânia (GO), Montes Claros (MG) e Santa Maria (RS), vem avançando significativamente na inclusão de participantes, com um total de 75% incluídos. O recrutamento está previsto para ser finalizado em abril de 2025.
Estratégias de acesso ao mercado para a doença de Chagas
O acesso ao diagnóstico e tratamento da doença de Chagas enfrenta diversas barreiras, relacionadas tanto à dinâmica do mercado de tecnologias quanto à organização dos sistemas de saúde. O CUIDA Chagas está intervindo nesses desafios por meio de estratégias voltadas à previsão de necessidades e ao fortalecimento das cadeias de suprimentos.
O projeto desenvolveu uma estratégia de acesso equitativo ao mercado que se foca em 3 eixos: planejamento, diagnósticos e tratamento. Para o eixo de planejamento, estão sendo levantados alguns dados fundamentais junto aos ministérios dos 4 países (Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai) para entender melhor os fluxos de informação e de compras. Para o eixo de diagnostico, foi desenvolvida uma ferramenta para prever a demanda por testes, facilitando a negociação com fornecedores. Já para o eixo de tratamento, os esforços são direcionados para garantir a oferta contínua de benznidazol e nifurtimox, essenciais para o tratamento da doença.